Buscar

População quer mudança’, avalia Ana Portela sobre manifestação em Brasília

Sobre o raio que atingiu dezenas de manifestantes, a vereadora disse que segue torcendo pela recuperação das pessoas

Cb image default
Divulgação

Políticos de Mato Grosso do Sul participaram da caminhada e manifestação encabeçada pelo deputado federal de Minas Gerais Nikolas Ferreira (PL). A vereadora de Campo Grande Ana Portela (PL) disse que o ato mostra que a população quer mudança.

“Sobre a caminhada, eu particularmente caminhei três dias seguidos, foram muitos quilômetros, e o sentimento que fica é muito claro: a população quer mudança desse governo que tem sufocado o povo, tirado liberdades, aumentado impostos e afastado o Brasil de valores que sempre nos uniram”, disse a vereadora.

Além de Ana Portela, o político sul-mato-grossense Capitão Contar, os deputados federais Rodolfo Nogueira e Marcos Pollon e o deputado estadual João Henrique Catan também participaram da caminhada e, depois, da manifestação.

A mobilização organizada pelo deputado Nikolas Ferreira, em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, reuniu parlamentares de diferentes regiões do país. Os manifestantes defendem a anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Parte dos envolvidos cumpre pena no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

No entanto, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), a caminhada não pôde se aproximar das imediações do complexo penitenciário, já que está proibida a realização de manifestações no local.

“Essa caminhada mostrou que as pessoas não estão mais caladas. Esse é só o começo de um movimento que nasce do povo, de forma pacífica, e que vai continuar crescendo até que o Brasil volte a ser um país livre, justo e com esperança”, ressaltou a vereadora.

Raio atinge manifestantes

Quatro pessoas continuam internadas no Hospital de Base do Distrito Federal após ficarem feridas por conta da queda de um raio na Praça do Cruzeiro, em Brasília, no encerramento de um ato liderado pelo deputado federal Nikolas, no domingo (25). As informações são do portal Metrópoles.

Os pacientes seguem em observação na manhã desta segunda-feira (26), de acordo com o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal.

“Sobre o raio, foi um evento natural, algo imprevisível. Felizmente não houve óbito, então não dá para tratar como fatalidade. O mais importante agora é torcer pela recuperação de todos que foram atingidos”, disse Ana Portela.

De acordo com o CBMDF (Corpo de Bombeiros Militar do DF), 89 pessoas foram atendidas na Praça do Cruzeiro durante o ato. No total, 47 pessoas foram transportadas pelas equipes do CBMDF para unidades de saúde do DF.

Dessas, 11 demandaram maiores cuidados médicos em função do raio que atingiu o local. A maioria apresentava quadro de hipotermia.

Segundo o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde, 27 pessoas deram entrada no Hospital de Base do Distrito Federal após serem atingidas por descarga elétrica. Outras 14 foram atendidas no Hospital Regional da Asa Norte.

Tempo no momento