Publicado em 15/07/2025 às 08:17,
Erick Moreno Hernández, vulgo ‘El Monstruo’, um dos criminosos mais procurados do país, pode estar escondido em Ponta Porã, na fronteira de Mato Grosso do Sul. O criminoso está condenado a 32 anos de prisão e se tornou um dos mais procurados do Peru.
Após um vídeo possivelmente gravado pelo criminoso, as autoridades acreditam que ele tenha saído de São Paulo e está escondido em Ponta Porã, sob proteção do PCC (Primeiro Comando da Capital). Isso porque o município é considerado um ponto estratégico para organizações criminosas, devido à localização.
O ‘El Monstruo’ está condenado a 32 anos de prisão e tornou-se um dos criminosos mais procurados do Peru. Ele responde por crimes como sequestros, homicídios, tráfico de drogas e extorsão.
Buscas em São Paulo
As investigações apontam que o Erick teria conseguido entrar no Brasil após atravessar a fronteira, em 2024, ficando em São Paulo, com a proteção do PCC.
Em abril, ele conseguiu escapar de um cerco policial em Suzano, na Grande São Paulo, durante uma operação deflagrada para prendê-lo. Na ocasião, houve uma troca de tiros que resultou na morte de dois seguranças do criminoso e do sargento da PM Rafael Villodres, do Batalhão de Choque. Outro policial ficou ferido.
Assim, em maio,o o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público e a Polícia Militar de São Paulo realizaram outra operação para tentar fechar o cerco do líder.
Na época, foram mobilizados 160 policiais do Batalhão de Choque para cumprir 25 mandados de busca e apreensão contra supostos envolvidos com a organização em endereços da zona leste e em municípios da região do Alto Tietê, na Grande São Paulo.
A investigação começou após o cumprimento de mandados de prisão da Interpol, a polícia internacional, e a identificação de faccionados estrangeiros no país.