Publicado em 14/08/2025 às 12:26,
A obra da Unidade Industrial de Processamento de Soja da Copasul recebeu cargas de elementos pré-moldados destinados ao início de mais uma fase de implantação da planta de extração. A partir de agora está iniciada a implantação do prédio de processamento da fábrica, com a montagem da parte civil. Já em fase de construção desde o início da terraplanagem estão os armazéns de soja e farelo.
Nesta parte da indústria que receberá os elementos entregues, será feito o processamento inicial da soja, incluindo operações de quebra e descascamento. Várias carretas trouxeram os pré-moldados que foram deixados no local da montagem. Esta estrutura civil servirá como base para a instalação dos equipamentos de processo, especificamente os quebradores e laminadores, que constituirão o núcleo operacional do edifício.
As obras da UIPS iniciaram em abril deste ano com a terraplanagem do local. A empresa que opera no local é a Zortea e, a partir deste mês, inicia-se a acomodação das equipes da Crown. Nesta semana, a diretoria da Copasul e os responsáveis pela obra receberam os integrantes da empresa americana.
A previsão de inauguração da Indústria de Soja da Copasul é para março de 2027. Atualmente, mais de 300 colaboradores das empresas contratadas já estão atuando na obra. Até a inauguração, este número chegará a 1500 funcionários, distribuídos entre as fases. A unidade gerará em torno de 150 empregos diretos. O investimento total supera 1 bilhão de reais.