A Polícia Federal bloqueou cerca de R$ 360 milhões em bens e valores pertencentes a um grupo investigado por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, durante a segunda fase da Operação Ajura, deflagrada nesta terça-feira (10), em Dourados.
Além do bloqueio patrimonial, a operação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e solicitou quatro prisões preventivas.
As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara da Justiça Criminal Estadual de Dourados.
As ações ocorreram em Ponta Porã, e nos municípios paulistas de Ribeirão Preto e Jardinópolis.
De acordo com a Polícia Federal, as investigações tiveram início após apreensões de cocaína realizadas em Dourados nos anos de 2022 e 2023. O principal objetivo da operação é atingir o braço financeiro do crime organizado, impedindo a movimentação e a ocultação de recursos obtidos de forma ilícita.
Primeira fase
A primeira fase da Operação Ajura foi deflagrada em agosto de 2025, quando foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de R$ 263 milhões em bens e valores ligados aos investigados.
A Polícia Federal segue com as apurações para identificar outros envolvidos e aprofundar o rastreamento do patrimônio associado às atividades criminosas.

